terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Histórico do C.A (Início)

O curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará, inicialmente (2008) localizava-se no Centro de Humanidades da UECE. Segundo o próprio site do CH, o centro hoje conta com sete cursos ao todo:

"O Centro de Humanidades –CH, que possui quatro cursos no campus Fátima e três no Itaperi, é constituído atualmente por seis cursos de graduação presenciais (Ciências Sociais, Letras, História, Musica, Filosofia e Psicologia); Artes Plásticas à distância; quatro de programas de pós-graduação (Filosofia, História, Lingüística Aplicada e Políticas Públicas e Sociedade) e um Centro de línguas Estrangeiras onde funcionam cursos de inglês, Frances, Espanhol, Italiano, Latim e Japonês." (http://www.uece.br/ch/index.php/historico)

Apesar da Psicologia ter essa estrutura do CH, o centro não comportava as exigências do curso, que necessitava de salas de atendimento, salas de grupo, além de laboratórios. Seria então necessário o prédio de Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) para que os alunos pudessem se formar. Esse seguiu como o primeiro estímulo de luta do curso recém formado. A luta iniciou-se a partir do segundo ano de formação da Psicologia, quando já haviam duas turmas. E para que ela fosse mobilizada, os alunos acharam importante a formação de um Centro Acadêmico.

A formação do C.A foi um processo árduo, principalmente na estruturação do estatuto. O primeiro estatuto foi elaborado pelos alunos Emanuel Proença (2008.1) e a aluna Solara Mota (2008.1) e o foco seria a mobilização para a participação dos alunos, a divisão seria por comissões, onde qualquer aluno regulamente matriculado poderia participar, como explica o aluno Dário Júnior (2008.1):

O primeiro estatuto foi desenvolvido por Emanuel Cesar e Solara Mota. O cerne desta ideia era a participação, o C.A. seria então dividido por comissões, onde qualquer aluno regularmente matriculado poderia se candidatar. Na época pensávamos que esta seria uma boa alternativa para sanar o problema crônico existente em muitos C.As, no qual alguns dos integrantes acabam por se esconderem dentro da chapa. Então, cada pessoa, cada comissão tinha funções distintas.

O estatuto foi terminado e a comissão eleitoral já estava efetivada, mas o C.A não estava oficializado, precisava-se de um foco determinado para que seguisse a ideia de um centro, que foi encontrado no SPA.

A luta pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

Como já dito, o C.A veio como foco para a mobilização de trazer o prédio desejado. Já haviam planos da coordenação para a construção dele, a luta pelo SPA já estava em foco antes mesmo do curso ser criado pelo próprio colegiado formador, inclusive sendo comprado diversos móveis para o Serviço de Psicologia, mas o auxílio do movimento estudantil foi fundamental para que ele seguisse à frente, como a aluna Aline Guilherme (2009.1), que participou da luta, explana:

"A formação do centro acadêmico de psicologia foi um dos nossos desafios enquanto alunos de um curso recém criado. Na época, nós da primeira e da segunda turma nos organizamos para criar o CA, e a principal motivação era a urgência em relação ao Serviço de Psicologia Aplicado, necessário para os estágio em clínica que, por sua vez, são fundamentais para que a gente consiga se formar de fato. A coordenação do curso já estava realizando os trâmites em busca do SPA desde o início do curso, mas no momento em que nos encontrávamos a mobilização dos estudantes deu um fôlego a mais para a luta. Os alunos da primeira turma estavam caminhando para os estágios clínicos, e não tínhamos garantias de que seriam disponibilizadas salas para os atendimentos, muito menos nos padrões de qualidade e ética necessários."

Os alunos pensaram em um prédio formado no campus de Fátima (CH) , acima do Núcleo de Línguas. Foi promovido um café pelo diretor de centro na época (Marcos Colares) com alguns políticos no intuito de trazer fundos para a construção, mas foram alertados pelo Deputado Chico Lopes que estavam no final do ano e as verbas estavam reduzidas. Para a luta, precisava-se da mobilização geral do curso.

Foi descoberto no período que os fundos parlamentares muitas vezes voltava pelo fato das instituições não estarem em condições legais para receber o dinheiro, o que fez com que os alunos fossem para a Assembléia Legislativa mostrar o projeto do SPA. Segundo o Dário Júnior, foi mais um momento conturbado do C.A:

"Nos foi revelado que, por vezes, as instituições a que são destinadas as verbas parlamentares não estão em condições legais de receber o dinheiro, e, quando isso acontece o dinheiro volta e pode ser enviado para outra instituição. Então, na mesma tarde fomos com um projeto do SPA para a Assembleia Legislativa, foi o início da campanha de aporrinhação política. "
Logo da I Semana de Psicologia da UECE.

Passaram-se longos períodos de reuniões com a Assembleia Legislativa e nesse período o C.A foi então efetivado com integrantes.

Os alunos haviam conquistado também, em 2009, uma semana de Psicologia, a I Semana de Psicologia da UECE - Os Impasses do Humano na Contemporaneidade. A semana foi realizada durante o período de 30 de novembro a 4 de dezembro, quando ainda não havia gestão, e teve o intuito de fomentar a comunidade acadêmica, com palestras, mesas redondas, Grupos de Discussão e vivência, além de apresentação de trabalhos acadêmicos. (texto modificado do site: http://semanapsicouece.blogspot.com.br/ )

Tiveram presentes palestrantes importantes, como Ana Merces Bahia Bock ,Túlio Batista Franco, João Aroldo Escudeiro e a Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti.

O C.A havia sido efetivado, com dezoito membros. Na época já haviam três turmas, mas não tinha nenhuma estruturação definida entre os integrantes, acabando por ser liderado pelo aluno Emanuel Proença e a aluna Marcela Landim (2008.1). Nesse momento, o diretor de centro estava figurado como um aliado na luta conseguindo uma verba de 100 mil com o Deputado Arthur Bruno, mas o dinheiro não foi suficiente e terminou sendo deslocado para a planta do biotério da UECE, para que o Laboratório de Experimental (LAEC) fosse construído.

Mais reuniões foram feitas e em uma delas, soube-se pelo reitor Araripe, que era o reitor do Campus do Itaperi no período, que um prédio estava sendo construído destinado as coordenações do Itaperi, mas que não foi aceito pelas mesmas e por isso seria transformado em salas de aula. Existia apenas um esqueleto que poderia ser adaptado. No mesmo momento, houve uma cisão conturbada entre o diretor de centro e o curso. Explicada melhor pelo Dário Júnior:

"...Ou melhor, antes desta cisão ocorrer tínhamos uma discussão interna, o que seria melhor pro Curso, esperar o prédio em um local de fácil acesso, perto da UFC, UNIFOR, que, nas palavras do Reitor, uma população já assistida por aquelas instituições, ou nos aventurar no Itaperi, tendo a possibilidade de atuação junto as camadas mais necessitadas da população? A proposta havia sido lançada, nós, enquanto curso deveríamos nos posicionar, ir para o Itaperi, ou ficar em Fátima. Contudo esta decisão não dizia respeito apenas ao curso, o prédio havia sido oferecido ao Colegiado de Ciências Sociais, escolher a ida significaria ter que “comprar uma briga” com um curso irmão de centro que já estava com a partida planejada."

A promessa do Reitor Araripe deixou os alunos esperançosos, pois esperariam menos pela construção e os espaços do Campus do Itaperi eram melhores para o que se pensava em estrutura e projetos.

Campus do Itaperi.
Havendo mais reuniões, foi decidido pelo curso a ida ao Itaperi, justamente pela estrutura que se teria por lá. As reuniões eram trabalhosas e costumavam ser avisadas de última hora. O diretor de centro apresentava a proposta do caráter histórico do curso de Ciências Sociais, que já se preparava para essa ida, mas a necessidade do curso de Psicologia era urgente, principalmente pelo caráter estrutural, e pelo fato do curso não ter formado a primeira turma na época e por isso não havia sido reconhecido no MEC.

Unindo-se com a Ciências Sociais, a Psicologia conseguiu um forte aliado e tudo conseguido pelo diálogo. Muito bem falado pela aluna Aline Guilheme:

"A partir daí começamos uma fase muito delicada na nossa relação com a direção de centro e com os colegas do curso de ciências sociais: como equilibrar a nossa necessidade urgente, com o histórico de negociações que já haviam sido feitas com outro curso? Não poderíamos desrespeitar ninguém, assim como não podíamos ignorar a urgência do equipamento para nossa formação. Investimos, então, no diálogo. Os colegiados e os centros acadêmicos, com os demais alunos, se encontraram para conversar sobre o assunto e no fim conseguimos contar com o importante apoio dos alunos do curso de ciências sociais. A partir daí, passamos a acompanhar a obra no prédio e planejar as atividades do SPA no itaperi.

Foi um período tenso e de muitos desafios para nós. Passamos por muitas reuniões, engolimos alguns sapos, fomos desafiadores em momentos importantes e consideramos que a energia intensa e independente dos alunos foi fundamental para a conquista do SPA, complementando os esforços da nossa coordenação e colegiado do curso. Hoje temos o prédio com ótima estrutura para nos receber, e o desafio agora é o de desenvolver da melhor forma nosso serviço de psicologia aplicado."

O prédio foi conquistado e comemorado até hoje pelos alunos do Curso de Psicologia da UECE.

O fim da gestão e a entrada de novo "fôlego"

Após a luta pelo prédio, o movimento do C.A diminuiu e, com o fim da gestão, não houve movimentação para entrada de uma nova. Os alunos da antiga gestão insistiram ainda por reuniões, mas elas não tinham grande presença. O período de administração do C.A acabou e não houve substituição, fazendo com que o Centro Acadêmico ficasse por longos dois anos parado. No período, ainda estávamos no CH.

O curso seguiu e uma nova turma (2011.1) havia chegado, essa turma chegou quando já se estava acabando a gestão. Passou-se um ano e quando a nova (quarta) turma estava no terceiro semestre, tiveram de lidar com a falta de professores em duas disciplinas, Antropologia e Sociologia. A disciplina de Sociologia estava com uma professora, Regina Cerqueira, mas que iria se aposentar ainda no começo do semestre, apesar disso, foi de grande ajuda nesse período.

Com essa baixa, os alunos da quarta turma buscaram lutar por professores e dentre eles, três (Caio Gustavo (2011.1), Darliane Soares (2011.1) e Victor Portto (2011.1)) resolveram trazer o Centro Acadêmico de volta, pois se informaram da importância de um C.A para a mobilização de alunos. A gestão anterior foi buscada e em reuniões, principalmente com os alunos Emanuel Proença, Marcela Landim e Barbára Xavier (2009.1), os alunos foram auxiliados para se iniciar uma nova gestão, como dito por Caio Gustavo:

"Após o começo do meu terceiro semestre, descobrimos que não teríamos dois professores, que seria o de sociologia e antropologia, pois as duas disciplinas eram dadas pelo mesmo professor, que havia acabado o contrato. A professora de sociologia iria se aposentar ainda no começo do semestre. A partir dessas baixas, resolvemos nos unir e lutar para conseguirmos novos professores. Acabamos por descobrir que o Centro Acadêmico seria importante para essa mobilização. Aproximamos-nos da gestão anterior, que havia deixado o C.A, e fizemos algumas reuniões onde fomos auxiliados"

Os três alunos lançaram reuniões para articular um movimento e falar sobre o histórico do C.A, mas essas reuniões fracassavam, pois poucos alunos se interessavam. Percebia-se que os mais interessados eram alguns alunos da quinta turma que estavam chegando. O semestre acabou e pelo desestímulo das reuniões, o aluno Victor Portto se afastou por um tempo, ficando só o Caio Gustavo e a Darliane Soares.

Os dois alunos receberam capacitação nas férias pelos alunos das Ciências Sociais, com auxílio do Emanuel Proença e da Marcela Landim e partiram para o quarto semestre que agora seria no campus do Itaperi, pois o curso mudaria de vez para lá.

Já no campus do Itaperi, o aluno Caio Gustavo entrou em contato com o Alisson Soares, que integrava o DCE e com ele foi marcado uma reunião, onde esteve presente além do Caio, a aluna Darliane e mais alguns integrantes do DCE. A partir dessa reunião, os alunos foram auxiliados a mobilizar algumas lutas e a convocar uma Assembléia Geral para revogar o estatuto que estava muito longo e com partes complexas.

Foram feitas duas Assembléias até ser retirado delas um Grupo de Discussão (GD) para revogar o Estatuto. O GD foi composto pelos alunos Caio Gustavo, Victor Portto, Darliane Soares, Lívia Oliveira (2011.1), Bruna Lobato (2011.1), Milena Magalhães (2010.1), Marco Aldeodato (2010.1), Kelly Viana (2012.1), Claudio Nobrega (2012.1), dentre outros alunos da Psicologia, além do aluno de História e integrante do DCE Felipe Benevides que foi muito importante para assessorar o grupo que não tinha muita experiência nessas ferramentas burocráticas.

Passou-se de um à dois meses para o estatuto ser revisto e depois foi aceito em Assembléia em 2012. Desse mesmo grupo de Discussão, saiu a maioria dos integrantes da gestão que mais tarde se chamaria Ventura (Clique AQUI e veja o histórico do nome e do símbolo da gestão). Infelizmente, por causa do fim do semestre, não houve eleição ainda em 2012. Ficou decidido pelos alunos que as eleições seriam nos dias 5, 6 e 7 de Março de 2013.

A gestão Ventura foi composta pelos seguintes integrantes: Caio Gustavo, Darliane Soares, Victor Portto, Bruna Lobato, Claudio Nobrega, Kelly Viana, Mariana Ávila (2012.1), Thais Helena (2012.1), Sthefanny Lorrany (2012.1), Lucas Monteiro (2012.1), Paulo Júnior (2012.1), Iago Dantas (2012.1), Nilberto Santos (2012.1) e a Déborah Leite (2012.1).

Hoje o Centro Acadêmico de Psicologia conta com uma gestão eleita em 8 março de 2013. Já na primeira semana, antes da gestão entrar em posse, o curso participou da semana de integração da saúde junto com os cursos pertencentes a CCS da UECE. (8ª acolhida integrada da saúde). O curso de Psicologia também já tem formada a sua primeira turma em 2012.2.

Post de agradecimento da gestão "Ventura" no dia em que foi eleita: http://cadepsicologiauece.blogspot.com.br/2013/03/gestao-ventura-oficialmente-ativa.html#.UUr8vBeG374

Ata de Posse da Gestão Ventura: http://cadepsicologiauece.blogspot.com.br/2013/03/ata-de-posse-gestao-ventura.html#.UVVuTaKG375

Primeira turma formada de Psicologia da UECE.
Aqui você pode conferir, também, o descerramento da placa da 1ª turma: http://cadepsicologiauece.blogspot.com.br/2013/03/1-placa-de-formandos-da-psicologia-uece.html

Tabela historiográfica do Centro Acadêmico de Psicologia da UECE.

Período de Gestão
Nome da Gestão
Presidente ou Coordenadores
2009 – 2010
???
Emanuel Proença e Marcela Landim
2013 - Atual
Ventura
N/A
Esse texto foi produzido com a ajuda dos alunos Dário Júnior (2008.1 e formado em 2012.2) e da aluna Aline Guilheme (2009.1), sendo feito pelo aluno Caio Gustavo (2011.1).

Obs: É importante que as gestões futuras não deletem ou distorçam  posts sobre o histórico do C.A, apenas acrescentem ou adaptem de acordo com a época que é repassada.

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