sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O símbolo e o nome da chapa (Atual: 2013 - ...)

O símbolo da chapa atual do Centro Acadêmico de Psicologia da UECE, simboliza a ave fênix (pássaro da mitologia grega que quando morria entrava em auto-combustão e renascia das próprias cinzas, após um tempo) em formato do símbolo "psi" = Ψ, letra grega que representa o curso de Psicologia, significando o ressurgimento do C.A que passou 2 anos sem gestão depois de uma longa luta pelo SPA (Serviço de Psicologia Aplicada). O logo foi decidido entre os próprios integrantes e repassado para ser transformado em arte. A sua transformação foi feita pelo aluno de Sistemas e Mídias da Universidade Federal do Ceará, Raphael Carmo, que foi contactado pelo aluno Caio Gustavo, do quinto semestre no período em questão. O logo foi repassado para os integrantes da chapa e aceito pelos mesmos. Segundo as palavras do próprio autor, o estilo da arte foi inspirada da seguinte forma:

"... uma fênix no formato do símbolo da psicologia com o nome Ventura em baixo, o T do ventura na verdade é um "ypsilon" estilizado com o formato do simbolo da psicologia, as cores que usei foram inspiradas na arte Grega daqueles vasos e a fonte e esse quadrado em volta remetem a times de logos de universidades clássicas dos EUA..."

Já o nome da chapa que representa o C.A atualmente, foi escolhido a partir de uma série de nomes selecionados pela aluna Darliane Soares, também no quinto semestre, na época. Inicialmente a chapa se chamaria PSICO LOGICA MENTE, nome escolhido pelo aluno Nilberto Santos, que era terceiro semestre, mas foi abolido após o período final do semestre anterior. A partir disso, nomes foram pautados nas reuniões. O primeiro a surgir, também escolhido pela aluna Darliane, foi RELIGARE, de "re-ligar", que deu origem a palavra "Religião" como fé, ou sistemas de crenças, representando uma valorização do Centro Acadêmico, que precisava ser reforçado para ressurgir como gestão. Mas, pelo nome muitas vezes ser associado a religião como instituição, o mesmo foi abolido, pois o C.A não é ligado a nenhuma ordem ou instituição e defende apenas os direitos dos alunos como entidade mediadora político estudantil.

O nome então (VENTURA) foi selecionado a partir das seguintes opções:

*Et verbum ( "O Verbo", em latim)
*Ventura
*Gladiólo ( nome de uma planta que significa "Encontro")
*Lótus (flor que significa proteção, ligação, relação...)

e dá ideia de prosperidade e boas energias para a nova gestão que estava surgindo.

Obs: É importante que as gestões futuras não deletem ou distorçam  posts sobre o histórico do C.A, apenas acrescentem ou adaptem de acordo com a época que é repassada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário